top of page
47th Annual Meeting of the Brazilian Biophysical Society_edited.jpg

Prêmio Carlos Chagas

A Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) tem o prazer de anunciar a criação do Prêmio Carlos Chagas Filho que será oferecido anualmente em seu Congresso. Este prêmio tem como objetivo o reconhecimento de trabalhos de grande relevância de jovens pesquisadores brasileiros de iniciação científica e pós-graduação nas áreas de Biofísica de sistemas biológicos, Biofísica molecular e Biofísica celular.

Critérios de elegibilidade 

  1. O aluno e seu orientador têm que estar registrados no congresso e optarem, no ato da submissão de seu resumo, por concorrer ao prêmio;

  2. O proponente e seu orientador deverão ser sócios e estarem em dia com suas anuidades da SBBf;

  3. No ato da inscrição ao prêmio o proponente deverá indicar em qual das três subáreas irá concorrer.

Critérios de avaliação

  1. Os resumos submetidos para concorrer ao prêmio serão enviados a 2 consultores Ad hoc;

  2. Três a cinco resumos de cada área serão selecionados para a avaliação final por uma banca composta por três a cinco especialistas previamente selecionados pela SBBf;

  3. As apresentações serão orais, tendo a duração de 10 minutos, com 5 minutos de perguntas por parte da banca;

​

Prêmios

  • O melhor trabalho receberá certificado e prêmio no valor de R$1.500,00.

  • Isenção da taxa de inscrição no Congresso da SBBf 2024.

  • O segundo lugar receberá certificado e um prêmio no valor de R$500,00.

  • Isenção de pagamento da taxa de inscrição no Congresso da SBBf 2024.

  • O terceiro lugar receberá certificado de menção honrosa.

  • Isenção da taxa de inscrição no Congresso da SBBf 2024.

Observação: Os demais receberão certificado de menção honrosa

Resultado da Primeira Premiação Carlos Chagas Filho
 

Com grande alegria, a Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) premiou os alunos durante a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Biofísica. Foi um momento de destaque e celebração da excelência em pesquisa e dedicação ao campo da biofísica. Confira abaixo os vencedores nas categorias: Biofísica Celular, Biofísica Molecular e Biofísica de Sistemas.

​

​

Biofísica Celular

  1. Larwsk Hayann USP-RP

  2. Rennan R. M. Lima UFPE

  3. Ahmad Almazloum UNICAMP

Biofísica Molecular

  1. Rayssa Piton Rijo Costa UNESP

  2. Danielly C. A. M. Mota USP-RP

  3. Paulo H. G. dos Santos UFMG


Biofísica de Sistemas

1. Sarah Alves UFRJ

2. Ana Lívia F. Santos UFPE

3. Abdênego R. Silva IPEN/CNEN

Também gostaríamos de estender nossos sinceros parabéns aos alunos Gabriela Gerônimo (UNICAMP), Gabriela Davila (USP), Adriano R. de Santana (UNICAMP), Tatianne de L.R. Matos (UFPE), Luiz H. da Silva Andrili (UFMG) e Marilia D. O. da Silva (IFSC-USP), que receberam menção honrosa. Seus esforços e realizações merecem reconhecimento, e estamos empolgados em testemunhar o impacto positivo que esses jovens talentos terão no futuro da pesquisa em biofísica.

 

Parabéns a todos!

IMG_3122_edited.jpg

Os vencedores e os estudantes que receberam menção honrosa devem esperar receber um e-mail oficial da SBBf em breve, no qual serão detalhados os próximos passos relacionados à premiação. Os certificados de reconhecimento serão entregues por e-mail, reconhecendo suas conquistas notáveis. Por favor, fiquem atentos à sua caixa de entrada para mais informações sobre esse processo. Mais uma vez, parabéns a todos os premiados e mencionados honrosamente!

​

Professor Carlos Chagas Filho

CarlosChagas.webp

Nosso homenageado, Prof. Carlos Chagas Filho, nasceu em 12 de setembro de 1910 em Botafogo, no Rio de Janeiro. Foi professor, cientista, gestor, diplomata e ensaísta que encontrou grande reconhecimento em âmbito nacional e internacional. Graduado em Medicina em 1931 ele decidiu não trilhar a mesma trajetória de seu pai, o famoso epidemiologista Carlos Chagas, já que seu desejo era de institucionalizar a pesquisa científica na Universidade além dos Institutos de pesquisa como de praxe ocorria.

Com isso, fundou o Instituto de Biofísica da Universidade do Brasil em 1945, hoje conhecida como Universidade Federal do Rio de Janeiro. Neste período cunhou uma frase que representava seu pensamento de uma Universidade contemporânea “...Na Universidade se ensina porque se pesquisa e se pesquisa porque se ensina...”. Durante toda sua trajetória profissional trabalhou pela inserção internacional da ciência brasileira. Ajudou na criação da primeira pós-graduação em Biofísica do Brasil, sendo esta responsável pela primeira tese de doutorado do Brasil. Em relação à Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf), fundada em 10 de setembro de 1936, após um período de recesso, Carlos Chagas Filho teve importante papel em sua reativação, em 1963. Tempos depois, em 3 de março de 1975, promoveu uma reestruturação e dinamização das atividades da SBBf, juntamente com um grupo de professores e alunos de Pós-Graduação do Instituto de Biofísica da UFRJ. Em Assembleia Geral, realizada na segunda Reunião Anual, em 15 e 16 de dezembro de 1977, Carlos Chagas Filho foi eleito presidente de honra da sociedade. Sua pesquisa e sua capacidade de articulação política o projetaram de modo a ser presidente de inúmeras instituições científicas, incluindo a Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano (1972) e a Academia Brasileira de Ciências (1964). Foi também Embaixador do Brasil junto à Unesco (1966) e ocupou a cadeira nove da Academia Brasileira de Letras (1974) até sua morte, em fevereiro de 2000.

bottom of page